Hortas Urbanas


Hortas Urbanas Comunitárias “Colhendo Dignidade"

O Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias “Colhendo Dignidade" é uma ação intersetorial que tem como objetivo a produção de hortifrútis, sem a utilização de agrotóxicos, visando o combate à fome, a garantia de alimentação adequada e o fomento à geração de renda à população em situação de vulnerabilidade social.

Endereço das Hortas Urbanas Comunitárias:

  • Horta Comunitária do Jardim São Rafael: Rua Lázaro Mendes Ferreira S/N, com a Rua Cabo Benedito Vieira Góes, Jardim São Rafael II
  • Horta Comunitária Jardim das Hortensias: Av. Remo Frontarolli, S/N, ao lado do CRAS – Jardim das Hortensias

Legislação:

Como Participar: A seleção dos participantes é realizada por chamada pública. Os critérios adotados e os documentos necessários são determinados pelo edital de chamamento público.


Projeto Horta Parceira – Penitenciária de Araraquara

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Penitenciária de Araraquara, desenvolve o Projeto Horta Parceira – uma iniciativa de cunho social e educativo que alia a produção orgânica de alimentos à formação de pessoas privadas de liberdade.

O projeto tem como objetivo oferecer aos apenados conhecimento técnico sobre o cultivo de olericulturas, proporcionando-lhes habilidades que podem ser aplicadas na reintegração social após o cumprimento de suas penas. A iniciativa envolve manutenção de uma horta de 5 mil m² em área interna da Penitenciária Dr. Sebastião Martins Silveira.

A produção da horta é destinada ao Banco Municipal de Alimentos, que realiza a doação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Com foco na sustentabilidade, inclusão e geração de oportunidades, o projeto reforça o compromisso da Prefeitura com ações transformadoras e de impacto positivo para toda a sociedade.


Horta no Centro de Ressocialização Masculino

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é parceira do projeto desenvolvido no Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara, prestando assistência técnica ao cultivo das hortaliças. A equipe técnica da Subsecretaria de Promoção da Agricultura orienta os reeducandos quanto às boas práticas agrícolas, contribuindo para o desenvolvimento de competências produtivas e sustentáveis.

O projeto tem como objetivo qualificar os reeducandos por meio do cultivo de hortaliças, que além de fornecer alimentação saudável e balanceada aos envolvidos, também promove a reinserção social, ao possibilitar a aplicação das técnicas aprendidas após o cumprimento da pena.


Atualizado em julho/2025