Equipamentos públicos do Santa Tereza se unem em ação contra diabetes

A ação aconteceu na última sexta-feira (25), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana.

Equipamentos públicos do Santa Tereza se unem em ação contra diabetes

Os equipamentos públicos municipais do bairro Santa Tereza, ESF (Estratégia Saúde da Família) e Cras (Centro de Referência de Assistência Social), se uniram em uma ação especial pelo movimento “Cuide-se”, da Atenção Primária à Saúde com a realização de uma Oficina de Autocuidado e Prevenção à Agravos em Diabetes.

A ação aconteceu na última sexta-feira (25), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana. O ‘pé diabético’ é um agravo da diabetes que provoca perda de sensibilidade por danos nervosos causados pela má circulação e má oxigenação das células nervosas. Nestes casos, a falta ou o cuidado inadequado com os pés levam a feridas que não se fecham e a possíveis amputações.

A orientação foi baseada no autocuidado com recursos de fácil acesso que normalmente as pessoas possuem em casa e em rotinas que podem ser inseridas facilmente no dia a dia da paciente. As mulheres presentes receberam kits para incentivar o autocuidado.

Na sequência foi realizada a Oficina de Direitos Sexuais e Reprodutivos na Prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), atuando na prevenção de hepatites virais e sífilis na idade fértil, além da prevenção da violência contra a mulher.

Conteúdos Relacionados