Secretários municipais visitam Usina Santa Cruz para debater medidas de cooperação sobre incêndios
Encontro discutiu estratégias de ambas as partes no enfrentamento às queimadasNa manhã da última quarta-feira (20), o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Henrique Freitas, esteve em visita oficial à Usina Santa Cruz em Américo Brasiliense para tratar da cooperação entre o poder público e a companhia no combate aos incêndios na região, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Carlos Ferreira, do secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Cel. Adalberto Ferreira e do subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Luís dos Santos. A empresa do grupo São Martinho, representada pelo gestor de Negócios Agrícolas Renato Lourençoni Botega, apresentou todas as ações já desenvolvidas.
No encontro, os secretários se comprometeram a cooperar nos esforços de enfrentamento às queimadas, bem como no gerenciamento do descarte irregular de lixo. Foi solicitada a disponibilização de pontos de água dentro do município, medida que será discutida em conjunto com o DAAE. Em contrapartida, a equipe da usina se prontificou a fornecer as rotas nas quais acontecem os incêndios para que as rondas da Guarda Civil Municipal sejam realizadas de maneira mais eficaz.
Para o João Henrique Freitas, a união de esforços é um exemplo de como o setor público e o privado podem caminhar juntos em prol da cidade e do meio ambiente. "Com essa colaboração, estamos fortalecendo as ações de combate a incêndios, garantindo maior segurança às áreas rurais e urbanas, protegendo vidas, lavouras e o patrimônio natural do nosso município". O secretário ressalta que, ao estender a parceria ao descarte correto do lixo, haverá melhorias na limpeza urbana, na saúde da população e na preservação do meio ambiente. "Agradecemos à Usina Santa Cruz pela disponibilidade, responsabilidade social e compromisso com Araraquara, e reforçamos que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento continuará de portas abertas para iniciativas que tragam desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para todos", conclui.