Perguntas frequentes Planejamento e Finanças
Certidões mais comuns, como a Negativa de Débitos Municipais ou de Valor Venal, podem ser impressas diretamente no site www.araraquara.sp.gov.br, nos menus “2ª via do IPTU” ou “Painel de Serviços”. Ao clicar em qualquer das opções, o usuário será redirecionado a uma página com diversos serviços, dentre eles Certidão Negativa de Débitos, Certidão de Valor Venal e Certidão Cadastral Mobiliária. Após escolher o documento desejado, o usuário deverá preencher um campo para busca com o número da inscrição a ser pesquisada. O sistema retornará o documento desejado em formato “.pdf”. As certidões também podem ser solicitadas pelos meios remotos de atendimento ou, ainda, presencialmente em uma das unidades de atendimento (recomenda-se o prévio agendamento).
As perguntas acima estão interligadas. Informações sobre cobranças e valores de dívidas podem ser consultadas através do site www.araraquara.sp.gov.br, nos menus “2ª via do IPTU” ou “Painel de Serviços”. O usuário será direcionado até uma página com diversas opções de autoatendimento, dentre elas “Extrato de Débitos” ou “Débitos em Dívida Ativa”. Informando os dados cadastrais da inscrição que deseja consultar, o usuário tem acesso à origem de seu débito, ao valor atualizado e à opção para imprimir um boleto para pagamento. Tais informações também podem ser obtidas no atendimento virtual do Departamento de Dívida Ativa ou do Posto de Atendimento da Vila Xavier (WhatsApp 16 99751-8835 ou 16 99609-7882; e-mail [email protected]), ou, ainda, presencialmente nos respectivos locais, no qual se recomenda o prévio agendamento por meio dos telefones 16 3301 5171 ou 16 3339 6017.
Para quitação à vista do débito, o contribuinte pode gerar seu boleto por meio do autoatendimento no site www.araraquara.sp.gov.br, no menu “2ª via do IPTU”. Também pode requerer seu boleto por meio dos canais de atendimento remoto ou, ainda, por meio do atendimento presencial no Paço Municipal ou nos Postos de Atendimento da Vila Xavier ou de Bueno de Andrada. Em razão da especificidade de cada tipo de parcelamento disponível ao cadastro em débito tributário e da necessidade de abertura de processo administrativo para o ato, que envolve assinatura de termos, para maior segurança, os parcelamentos são realizados preferencialmente mediante atendimento presencial, com recomendação de prévio agendamento em uma das unidades de atendimento (Departamento de Dívida Ativa: 16 3301 5171 ou Posto de Atendimento da Vila Xavier: 16 3339 6017). Em casos de impossibilidade do comparecimento pessoal do responsável tributário, oferecemos o atendimento remoto por meio dos canais de whatsapp 16 99751-8835 ou 16 99609-7882 e do e-mail [email protected]. Contudo, para sucesso do atendimento, dependemos que o requerente tenha acesso às ferramentas que possibilitem o envio de documentos digitalizados à prefeitura.
Atualizado em Abril/2025