Gestão e Processamento de Multas
Endereço: Av. Bento de Abreu, 1172 – Fonte Luminosa (antiga CTA)
Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 16h
Telefone: (16) 3335-8136
E-mail: [email protected]
Chefe da Divisão de Gestão e Processamento de Multas: Íris Maria Martins Rodrigues
A Divisão de Processamento de Multas tem como atribuição:
Atendimento de solicitação de restituição de multas canceladas, pagas em duplicidade ou valores maiores;
Disponibilização de requerimentos para indicação de condutor e recurso para defesa em primeira instância de multas;
Disponibilização no site de demonstrativo de recursos arrecadados;
Disponibilização no site da quantidade de multas por equipamento;
Divulgação no site dos pontos de fiscalização por meio dos radares estáticos.
Serviços ao cidadão
Solicitações de serviços via requerimento o via Prefeitura Digital
Solicitação de indicação de condutor por infração de trânsito (via requerimento – Preenchimento dos campos da notificação recebida via correio)
Documentos necessários indicação de condutor:
1 – Formulário sem rasuras, dados do condutor infrator, assinaturas originais juntar documentos que comprove representação.
2 – Indicação deve ser entregue até o prazo limite indicado na notificação
Solicitação de defesa de autuação ou recurso de multa – via requerimento
A defesa prévia deverá ser apresentada com os seguintes documentos:
1 – Requerimento de defesa prévia ou de recurso
2 – Cópia da notificação da penalidade, conforme o caso, ou ainda cópia do AIT ou de documento que conste a placa do veículo e o número do AIT
3 – Cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente
4 – Documento que comprove a representação quanto pessoa jurídica
5 – Procuração quando for o caso
Solicitação de recurso em 1ª Instância à Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) – via requerimento
Documentos necessários:
1 – Requerimento de defesa prévias ou de recurso
2 – Cópia da notificação de autuação ou notificação de penalidade, conforme o caso ou ainda AIT ou de documento que conste a placa do veículo e o número do AIT
3 – Cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente
4 – Documento quer comprove a representação, quanto pessoa jurídica
5 – Procuração quando for o caso
Solicitação de recurso em 2ª Instância ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) – via requerimento
Documentos necessários:
1 - Requerimento dirigido ao CETRAN
2 – Cópia da CNH do recorrente ou documento pessoal com foto
3 – Cópia do CRLV
4 – Cópia da Notificação da Penalidade, auto de infração, documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito.
5 – Instrumento de procuração quando o recorrente não for o condutor ou o proprietário,
Solicitação de restituição de valores de multa pagos em razão de cancelamento, duplicidade ou valor maior
Atendimento presencial, com seguintes documentos:
1 – Requerimento de restituição
2 – Comprovante de multa paga
3 – Cópia da CNH
4 – Dados da conta bancária para eventual restituição do valor da multa (nome do banco, agencia e número da conta corrente)
Solicitações via correio devem endereçar defesa de multa para Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana
Por meio eletrônico: [email protected]
Legislação
Resolução do CONTRAN 710/2017
Resolução do CONTRAN 900/2022
Resolução do CONTRAN 918/2022
https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-Senatran/resolucoes-contran
Atualizado em junho/2025