ISENÇÃO DE IPTU

Apresentamos a lista de documentos necessários à formalização do pedido para cada caso previsto na Lei Complementar 002/1990 e Lei nº 5.367/2017.

Lei Complementar 002/1990

Art. 30 B – Aposentados(as) e pensionistas

Documentos originais:

1) CPF, RG (do casal, se casado(a))

2) Comprovante de renda pessoal para os(as) não casados(as) (solteiros(as), viúvos(as), separados(as) e divorciados(as) ou conjugal para os casados (extrato do benefício, holerite, demonstrativo de pagamento)

3) Última declaração do IRPF ou declaração de isento

4) Título de propriedade do imóvel (escritura, contrato de compra e venda, matrícula)

5) Notificação de lançamento de IPTU (constante no carnê anual)

6) Certidão de Casamento ou Nascimento (para solteiros) emitida nos últimos 05 anos

7) Partilha de bens de inventário/separação judicial/divórcio com sentença (se viúvo/separado judicialmente ou divorciado)

8) Certidão de Bens (ou negativa) em nome do requerente emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis do Município


Art. 50

Inciso II – Ex-combatente, viúva de ex-combatente e participantes de Missões de Paz

Documentos originais:

1) CPF, RG

2) Comprovante de participação em missão de paz

3) Carteira de identificação de ex-combatente ou de viúva de ex-combatente

4) Título de propriedade do imóvel (escritura, contrato de compra e venda, matrícula)

5) Notificação de lançamento de IPTU (constante no carnê anual)

6) Certidão de Casamento ou Nascimento (para solteiros) emitida nos últimos 05 anos

7) Partilha de bens de inventário/separação judicial/divórcio com sentença (se viúvo/separado judicialmente ou divorciado)

8) Certidão de Bens (ou negativa) em nome do requerente emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis do Município

 

Art. 50

Inciso III – Viúvas, separadas judicialmente e divorciadas maiores de 50 anos

Documentos originais:

1) CPF, RG

2) Comprovante de renda pessoal (extrato do benefício, holerite, demonstrativo de pagamento, declaração de autônoma)

3) Última declaração do IRPF ou declaração de isento

4) Título de propriedade do imóvel (escritura, contrato de compra e venda, matrícula)

5) Notificação de lançamento de IPTU (constante no carnê anual)

6) Certidão de Casamento com averbação da separação judicial, divórcio ou óbito emitida nos últimos 05 anos

7) Partilha de bens de inventário/separação judicial/divórcio com sentença (se viúva/separada judicialmente ou divorciada)

8) Certidão de Bens (ou negativa) em nome do requerente emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis do Município

 

Art. 50

Inciso IV – Imóveis com área construída até 70m² em terreno de até 300m² compadrão rústico ou popular

Documentos originais:

1) CPF, RG

2) Comprovante de renda pessoal (extrato do benefício, holerite, demonstrativo de pagamento, declaração de autônoma)

3) Última declaração do IRPF ou declaração de isento

4) Título de propriedade do imóvel (escritura, contrato de compra e venda, matrícula)

5) Notificação de lançamento de IPTU (constante no carnê anual)

6) Certidão de Casamento emitida nos últimos 05 anos

7) Certidão de Bens (ou negativa) em nome do requerente emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis do Município

 

Art. 50

Inciso V – Deficientes Físicos enquadrados do Decreto Federal 3.298 de 20/12/1999

Documentos originais:

1) CPF, RG

2) Título de propriedade do imóvel (escritura, contrato de compra e venda, matrícula)

3) Notificação de lançamento de IPTU (constante no carnê anual)

5) Laudo médico atualizado detalhando deficiência com CID

4) Certidão de Casamento ou Nascimento (para solteiros) emitida nos últimos 05 anos

5) Partilha de bens de inventário/separação judicial/divórcio com sentença (se viúvo/separado judicialmente ou divorciado)

6) Certidão de Bens (ou negativa) em nome do requerente emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis do Município

 

Art. 50

Inciso VI – Imóveis Tombados

Documentos originais:

1) CPF, RG

2) Título de propriedade do imóvel (escritura, contrato de compra e venda, matrícula)

3) Notificação de lançamento de IPTU (constante no carnê anual)

 

Inciso VII - Núcleo familiar composto por pessoa com deficiência

Documentos originais:

1) CPF, RG dos responsáveis proprietários do imóvel

2) CPF e RG ou Certidão de Nascimento do integrante que tem deficiência no núcleo familiar

3) Título de propriedade do imóvel (escritura, contrato de compra e venda, matrícula)

4) Última declaração do IRPF ou declaração de isento dos responsáveis proprietários do imóvel

5) Notificação de lançamento de IPTU (constante no carnê anual)

6) Laudo médico atualizado detalhando deficiência com CID do integrante que tem deficiência no núcleo familiar

7) Certidão de Casamento ou Nascimento dos responsáveis proprietários do imóvel (para solteiros) emitida nos últimos 05 anos

8) Partilha de bens de inventário/separação judicial/divórcio com sentença (se viúvo/separado judicialmente ou divorciado) dos responsáveis proprietários do imóvel, quando for o caso

9) Certidão de Bens (ou negativa) em nome dos responsáveis proprietários do imóvel emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis do Município

 

Lei nº 5.367/2017 (Igrejas)

Documentos originais:

1) Estatuto Social

2) Ata de Posse da atual diretoria

3) Cartão de CNPJ

4) Contrato de Locação (em que haja previsão de pagamento do IPTU pela locatária)

5) CPF e RG do representante legal

6) Procuração, CPF e RG (se o pedido for formalizado por procurador)

Prazo para formalização dos pedidos é de 02 de janeiro até 31/10 de cada exercício nos termos do Art. 51 para ser beneficiado no exercício seguinte com exceção das igrejas cujo período de formalização do pedido está vinculado ao contrato de locação.



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Documentos

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