Relatório – Operação integrada sob a ponte da Avenida Domingos Zanin
Após denúncias feitas por moradores e pela imprensa, apontando que a área sob a ponte da Avenida Domingos Zanin vinha sendo ocupada por diversas pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo usuários de crack, a Prefeitura realizou uma operação integrada no local. A presença dessas pessoas vinha gerando transtornos à população do entorno e aos trabalhadores responsáveis pelas obras de revitalização da ponte e da via.
A ação contou com a participação de diversas secretarias municipais, entre elas a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e a Secretaria da Saúde, por meio do ambulatório móvel (Consultório na Rua). Também estiveram presentes a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM), garantindo o apoio à segurança da operação.
A primeira abordagem foi realizada pela GCM e pela Polícia Militar, com o objetivo de verificar possíveis situações criminais, identificar os indivíduos presentes e assegurar a integridade de todos os envolvidos, além de permitir a continuidade segura dos trabalhos no local.
Ao todo, 10 pessoas foram averiguadas durante a operação, sendo:
6 pessoas localizadas no Jardim Tamoio;
1 pessoa sob a ponte da Avenida Domingos Zanin;
3 pessoas no Terminal Rodoviário.
Durante as consultas realizadas, foi constatado que todos os abordados possuem antecedentes criminais. No entanto, *nenhum deles apresentava mandado de prisão em aberto* no momento da abordagem.
Das pessoas averiguadas, *3 aceitaram o acolhimento oferecido pelo município*, sendo encaminhadas para atendimento e acompanhamento pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e da Saúde, por meio do Consultório na Rua, que deu sequência aos procedimentos necessários.
A Prefeitura reforça que ações integradas como essa têm como objetivo garantir a segurança da população, dar suporte social e de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade e assegurar a continuidade das obras e serviços públicos no município.