Projeto no CER Judith Batelli conecta crianças à natureza por meio da observação de passarinhos
Iniciativa de educação ambiental estimula consciência ecológica e atitudes de cuidado desde a infânciaEducação ambiental se aprende desde cedo. Essa é a aposta do Centro de Educação e Recreação (CER) Judith de Barros Batelli, localizado no Selmi Dei. A escola municipal utiliza sua ampla área verde como ferramenta pedagógica ao desenvolver com os alunos o projeto “Se meu CER é um ninho, eu sou um passarinho”.
A proposta convida as crianças da Educação Infantil a vivenciarem experiências ao ar livre, que possibilitam a observação dos ciclos da vida e a compreensão das relações ecológicas. A atividade permite que os alunos aprendam, de maneira prazerosa, a importância do cuidado e da responsabilidade com o meio ambiente.
A diretora da unidade, Araceli Pedroso Ventorin, conta que todos os 160 alunos do CER, incluindo os bebês, participam das dinâmicas. O nome do projeto busca associar a ideia de ninho (escola) a lugar seguro e de afeto, que prepara os passarinhos (alunos) para voar.
“O projeto aproxima os pequenos da fauna local ao estimular a observação, a escuta e o cuidado com os seres vivos do entorno. A iniciativa fortalece a conexão com a natureza e promove a consciência ecológica desde cedo, formando cidadãos mais atentos e comprometidos com a preservação ambiental”, explica Araceli.
As atividades englobam passeios pelo entorno da escola para observação e escuta de aves, rodas de conversa, manutenção do comedouro e do bebedouro dos pássaros, plantio de árvores e flores, além de momentos de sistematização em sala de aula, com recorte, colagem, pintura, expressão corporal e preparo de ficha técnica com informações sobre os passarinhos avistados.
Segundo a diretora, as aves são o ponto de partida para que as professoras abordem diversas questões ambientais com os alunos, como importância das árvores e da água, descarte correto do lixo, reciclagem e alimentação saudável. “As professoras têm autonomia para planejar as práticas, considerando o interesse da turma. Os pássaros são o ponto de referência. No ano passado, além de curiosidades sobre as aves, as crianças se interessaram por reciclagem e descarte de lixo, e realizamos uma ação de coleta de lixo eletrônico. Este ano, houve interesse por hortas. As turmas da recreação plantaram cenouras e os alunos da 4ª e 5ª etapas visitaram uma horta comunitária”, descreve Araceli.
De acordo com a diretora, o projeto começou em 2022 e envolve toda a equipe escolar. Os professores participam de ações formativas e também compartilham as descobertas dos alunos em uma exposição aberta às famílias, com desenhos, fotos e produções das crianças.
O resultado tem sido positivo. “O intuito é tirar as crianças dos espaços fechados, proporcionando contato direto e frequente com a natureza como forma de promover aprendizagens. Os alunos recebem muito bem o projeto, pois as atividades são elaboradas a partir da curiosidade das crianças”, pontua Araceli.