Teatro, artes visuais e música movimentam a quinta-feira (11)
Atividades gratuitas na agenda valorizam o acesso democrático à arte em suas diferentes linguagens

A quinta-feira, 11 de setembro, chega com diversidade e intensidade cultural: três atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda, valorizando o acesso democrático à arte em diferentes linguagens: teatro, artes visuais e música.
A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, com a apresentação cênica “Cartas para voltar a si, sem se esquecer”. O trabalho nasceu das Oficinas Culturais junto às mulheres acolhidas pela Casa São Pio, sob orientação da educadora de teatro Patrícia Assunção.
A peça reúne relatos reais de dor, fome, abandono e superação, transformados em performance poética, histórias muitas vezes silenciadas. O espetáculo tem classificação etária de 18 anos e oferece 80 lugares, com ingressos distribuídos gratuitamente uma hora antes do início.
Também às 19 horas, o público poderá prestigiar a abertura da exposição “Lugares de Afeto”, da artista visual Sueli S. Ferrer, no Teatro Municipal de Araraquara. A mostra apresenta uma retrospectiva dos últimos dez anos de sua produção, incluindo duas obras inéditas que integram a Trilogia dos Jardins (2025).
Sueli, reconhecida por sua experimentação com suportes como papel, plantas e gravura, traz uma oportunidade de mergulhar em seu universo artístico, premiado dentro e fora do país. A visitação segue até 27 de setembro, sempre gratuita.
A abertura da exposição prepara o espaço para a sequência da noite no mesmo local: às 20 horas, o Teatro Municipal recebe o concerto “Barrock”, da Orquestra Jovem de Araraquara (OJA). O concerto evidencia a proposta da OJA de aproximar diferentes estilos e gerações, fortalecendo tanto a formação musical de jovens quanto a experiência cultural da comunidade.
Aproximadamente 30 músicos sobem ao palco para uma fusão entre o repertório barroco, com Vivaldi e Haendel, e clássicos do rock, como Ozzy Osbourne, Metallica e Raul Seixas. Os ingressos são gratuitos, distribuídos uma hora antes, com a doação opcional de 1kg de alimento.
Com essas três atividades, Araraquara vivencia nesta quinta uma jornada cultural de qualidade, podendo o público transitar entre linguagens, lugares e emoções: do teatro que nasce do acolhimento social, à poesia visual de Sueli S. Ferrer, até a força da música erudita dialogando com o rock. Um retrato do compromisso da cidade em oferecer cultura gratuita, inclusiva e de qualidade, aberta a todos os interessados.
SERVIÇO:
Agenda cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart
Data: quinta-feira (11 de setembro)
• 19h: “Cartas para tentar voltar a si, sem se esquecer” (teatro - classificação etária: 18 anos)
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
Grátis - Distribuição dos ingressos uma hora antes no Palacete (80 lugares)
• 19h: Abertura da exposição de artes visuais “Lugares de Afeto”, de Sueli S. Ferrer
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° - entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Grátis - Período da exposição: 11 a 27 de setembro (visitação: de terça a domingo, das 8h às 11h e das 13h às 17h)
• 20h: Concerto “Barrock”, com OJA – Orquestra Jovem de Araraquara
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° - entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Gratuito e solidário com a doação opcional de 1Kg de alimento – distribuição de ingressos uma hora antes do início