Lirinha é destaque na quinta (6) da FliSol com a mesa “Raízes do Encantado”

Itamar Vieira Junior participa pela manhã de atividade com alunos do programa “Imersões Literárias”
A quinta-feira, 6 de novembro, da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol conta com dois ilustres expoentes da literatura e da poesia contemporânea brasileira: pela manhã o autor homenageado da festa, Itamar Vieira Junior, participa de atividade com alunos da cidade, enquanto à noite, José Paes de Lira Filho – o Lirinha, participa da mesa “Raízes do Encantado”.

Teatro e música complementam a festa gratuita que acontece no Teatro Municipal de Araraquara.

O espetáculo infantil “Chupim”, com a Trupe FliSolzinha, abre a programação da quinta, às 8h e 14h, no Teatro Municipal – os ingressos gratuitos estão disponíveis na plataforma Sympla. A leitura dramatizada ganha vida nas vozes e nos corpos das atrizes Larissa Mariano e Eduarda Laurindo, e se enriquece com a trilha sonora tocada ao vivo na sanfona por Rodrigo Risso. Juntos, os artistas transformam a história do pequeno Chupin - um pássaro em busca de pertencimento - em uma experiência sensível, divertida e cheia de encantamento.

Primeiro livro para as infâncias de Itamar Vieira Junior, em coautoria com a artista plástica Manuela Navas, "Chupim" apresenta uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou "Torto Arado" como um dos grandes romances da atual literatura brasileira. Entre realidade e sonho, Itamar sobrevoa a vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo. Assim, a história retrata o trabalho no campo e as desigualdades sociais e traduz o universo do campo brasileiro.

O próprio autor de “Chupim”, Itamar Vieira Junior, é o convidado da atividade que acontece na sequência, às 9h30, com os estudantes que participaram do programa “Imersões Literárias” da FliSolzinha. A atividade terá a mediação de Silvani Silva.

À noite, a programação tem início às 19h com Seresteiros e, na sequência, às 19h30, tem a mesa “Raízes do Encantado”, com Lirinha, sob mediação de Paulo Andrade. Os ingressos gratuitos devem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

“Seresteiros cantam Samba de Roda” promete animar o saguão do Teatro Municipal, na abertura da programação noturna, com a participação no programa “Música e Literatura”. O grupo Seresteiros com a família Pires - Kris, Luciana, Monika, Maurício e Guga – se apresenta sob direção de Luís de Toledo (Lilico). A noite de emoção e beleza, que celebra a força da música e da poesia em diversos sambas do repertório.

A mesa “Raízes do Encantado”, com Lirinha, apresenta uma conversa potente sobre criação, ancestralidade e o poder do encantamento, com mediação de Paulo Andrade. A atividade propõe uma imersão nas forças poéticas e simbólicas que conectam o imaginário, a música e a literatura.

Vale destacar que Lirinha começou sua carreira ainda criança como declamador de poesias em Arcoverde, sertão de Pernambuco e, hoje, representa uma geração de criadores que rompe paradigmas na produção musical e investigação sonora, refletindo uma intensa experiência sensorial na mixagem entre poesia e música.

Em 1997, idealizou o espetáculo cênico musical Cordel do Fogo Encantado, novidade impactante na música pernambucana. Com o grupo gravou quatro discos: Cordel do Fogo Encantado (2000), O Palhaço do Circo sem Futuro (2002), Transfiguração (2006) e Viagem ao Coração do Sol (2018), além do DVD MTV (2005).

Lançou três álbuns solo: LIRA (2011) e O Labirinto e o Desmantelo (2015), ambos produzidos por Pupillo (Nação Zumbi), e MÊIKE RÁS FÂN (2023). Como compositor, assinou canções para Gal Costa, Céu, Pitty, Elba Ramalho, Natiruts e Otto.

Suas músicas foram trilhas dos filmes Deus é Brasileiro e Lisbela e o Prisioneiro.

Como autor, publicou três livros, incluindo O Garoto Cósmico (2007). Como diretor artístico, criou espetáculos que misturam poesia e música, como Alfarrábio Sonoro (2018) e performances com Letícia Sabatella. Atualmente apresenta o show JOSÉ PAES DE LIRA canta LIRINHA, celebrando sua trajetória artística.

Ingressos gratuitos pelo link: www.sympla.com.br/produtor/flisol e mais informações pelo site www.flisol.com.br . A Festa Literária da Morada do Sol é uma realização do Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, BRN Construtora, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara.

SERVIÇO
FliSol apresenta
Data: quinta-feira (6 de novembro)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° - entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio
Arita - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Programação:
8h: espetáculo “Chupim”, com Trupe FliSolzinha
9h30: “Imersão Itamar”, com Itamar Vieira Junior (público: estudantes do programa “Imersões Literárias”)
14h: espetáculo “Chupim”, com Trupe FliSolzinha
19h: Seresteiros cantam Samba de Roda
19h30: mesa literária “Raízes do Encantado”, com Lirinha - José Paes de Lira Filho

Programação gratuita – ingressos pela plataforma Sympla www.sympla.com.br/produtor/flisol