Canal Direto Especial de Fim de Ano encerra série de entrevistas falando de Cultura
A Secretária Municipal de Cultura, Teresa Telarolli, e da presidente da Fundart, Carolina Guimarães, fizeram um balanço das realizações da pasta

O Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura de Araraquara encerra sua série de entrevistas, nesta segunda-feira (23), com a participação da Secretária Municipal de Cultura, Teresa Telarolli, e da presidente da Fundart, Carolina Guimarães. Elas fizeram um balanço das realizações da pasta nos últimos oito anos do governo do prefeito Edinho.
Teresa Telarolli iniciou seu balanço falando sobre a política de eventos e destacando a importância das oficinas culturais, que, segundo ela, são o principal programa de inclusão da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart
“Trabalhamos em diversas frentes. Temos também as áreas ligadas ao patrimônio cultural e histórico do município. Além das políticas de difusão e fomento que a gente desenvolve por meio de editais, dentro da Secretaria e da Fundart”, enumerou.
Entre as ações enumeradas, ela deu ênfase maior às oficinas culturais, pela relevância do projeto e pelo avanço alcançado nos últimos anos. “Quando eu cheguei para a Secretaria de Cultura, em 2017, as oficinas estavam semi mortas, atendendo cerca de 250 alunos efetivamente inscritos. E entregamos agora as oficinas para 4.200, quase 4.300 alunos. Então, se a gente pensar que é uma política de descentralização, que a gente está mesmo fazendo chegar para os bairros, para os territórios mais vulneráveis, o acesso à cultura, à arte, à beleza, isso pega de uma maneira muito especial. Mas claro que há muitas outras coisas”, declara Teresa, apontando os grandes shows realizados, inclusive os de aniversário da cidade, que reuniram até 50 mil pessoas. “É uma história de muita luta, sem dúvida, mas também é arte”, resumiu Teresa.
Carolina Guimarães também ressaltou as principais ações da Fundart. “A Fundart, junto com a Secretaria de Cultura, vem viabilizando todas essas ações, como as oficinas culturais, por exemplo, no que se refere aos serviços contratados dos, os eventos e os projetos, a Fundart viabiliza. É interessante porque eu, como coordenadora de cultura, trabalhava com eventos. E as pessoas brincam que a gente tem apegos e sentimentos por alguns projetos e alguns programas. Com a Fundart, eu pude ver o outro lado, o da execução do projeto. Então, várias coisas foram impactantes, várias coisas foram aprendizados e eu me emocionei com várias ações”, afirmou Carolina.
Elas também falaram sobre aprendizado e encerramento de ciclo.
“A cultura tem esse aspecto; embora você esteja fazendo um trabalho muito árduo, quem vê de fora, imagina que seja só o evento, por exemplo. Mas quem está envolvido, sabe o que fazemos. Até porque são 16 espaços, muitos deles históricos. Enfim, é uma massa de trabalho muito árdua. Mas é também um espaço de prazer muito grande. É o prazer de fazer, o prazer da realização. É uma crença, porque a cultura, de fato, mexe com a vida das pessoas, traz qualidade para a vida para todas as pessoas, dos mais jovens aos mais velhos. Tem essa característica visceral de mudar a vida das pessoas. É um exercício de aprendizado da gente que trabalha. Existe um legado que a gente quer ter preservado e eu acho que Araraquara merece”, declarou a secretária de Cultura.
“Eu estou na Secretaria há 15 anos e tive momentos de muito aprendizado. Nesses últimos tempos, foi muito marcante essa questão que eu já mencionei, de conseguir ter a visão abrangente de todas as realizações. Somando-se a isso, a execução de leis de incentivo e federais que a gente nunca tinha feito. Leis e ações históricas do Governo Federal aos quais nós pudemos ter contato, executar. Então pudemos contar com outros gestores de outras cidades. E foi muito importante essa visão, esse acumulado, esse aprendizado. É uma coisa que eu vou levar para a vida. Como apaixonada pela cultura, digo que foram anos intensos e sou muito grata por tudo que eu consegui realizar. Sou grata a tudo que eu e a equipe, através da Teresa, conseguimos realizar”, resumiu a presidente da Fundart.
Finalizando, Teresa e Carolina desejaram um Natal maravilhoso e um ano de muitas conquistas à população. “Um ano de manutenção e ampliação de conquistas, fecundo e farto para todos”, finalizaram.
O Canal Direto Especial de Fim de Ano da Prefeitura está disponível para visualização no Instagram e no Facebook e em outras plataformas digitais do município.
Foto: Divulgação