Proprietários de rebanhos devem aderir à campanha estadual de atualização do segundo semestre

É obrigatório fazer a declaração de todas as espécies presentes nas propriedades; prazo se encerra em 15 de dezembro

Proprietários de rebanhos devem aderir à campanha estadual de atualização do segundo semestre

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, informa aos produtores rurais que teve início no último sábado (1º) a Campanha de Atualização de Rebanhos do segundo semestre. Com a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa em 2023, todos os produtores rurais passaram a atualizar obrigatoriamente seus rebanhos no Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). A atualização deve contemplar todas as espécies presentes nas propriedades, e pode ser feita até o dia 15 de dezembro.

É necessário informar os dados atualizados de todas as espécies, incluindo bovinos e búfalos, equinos, asininos e muares, suínos, ovinos e caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.

A atualização é obrigatória mesmo que não tenha ocorrido alteração no número de animais.

A não declaração pode resultar no bloqueio da movimentação dos animais e na inviabilidade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), com possibilidade de sanções administrativas.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, João Henrique de Souza Freitas, a atualização dos rebanhos "é fundamental para o monitoramento eficaz da sanidade animal e para a rápida identificação e controle de possíveis surtos de doenças que podem causar prejuízos econômicos aos produtores".

A declaração pode ser feita de três formas:

• Online: diretamente no sistema GEDAVE;

• Presencial: no Escritório Regional da Defesa Agropecuária, localizado na Rua Treze de Maio, 1352 – Vila Xavier;

• Por e-mail: enviando o formulário disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/FORMULARIOS-CAMPANHA_NOVEMBRO_25.pdf

Mais informações estão disponíveis no site da Defesa Agropecuária: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br ou pelo telefone do Escritório Regional da Defesa Agropecuária: (16) 3333-1073.

Com informações da Coordenadoria de Defesa Agropecuária/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo

Conteúdos Relacionados