Morada do Turismo e Desenvolvimento (Números, Dados, Geologia, Hino & Símbolos)

Araraquara foi fundada em 22 de agosto de 1817, sendo atualmente uma das cidades de destaque no cenário regional e nacional, especialmente pela qualidade de vida de sua população.

Conhecida como a Morada do Sol, sua população estimada é de 242.228 moradores (IBGE 2022), tem uma área total de 1.003,625 km² e está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 270 km da capital. É considerada uma das principais cidades de uma região que reúne 26 municípios e mais de um milhão de habitantes. O desempenho econômico do município pode ser comprovado por suas conquistas nos últimos anos; seu PIB per capita é R$ 49.692,93, segundo dados do IBGE. O comércio local é referência para uma população e atrai consumidores de outras cidades da região. Possui empresas dos mais variados segmentos, entre os principais estão: aeronáutico, agronegócios, alimentos/bebidas, atacado, distribuição, logística, metal mecânico, farmacêutico, energia, têxtil e tecnologia da informação. Em 2018, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) disponibilizou estudo com ano base 2016, que classifica Araraquara como a 76ª cidade mais desenvolvida do país e a 46ª no Estado.

Araraquara consta no 7º lugar do ranking de municípios Verde-Azul, certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria do Meio Ambiente às cidades paulistas que cumprem uma série de indicadores ambientais como aumento da área verde e preservação de rios e mananciais.
A pesquisa do MySide, especialista em assuntos imobiliários, no Anuário 2024 classificou Araraquara em 3º lugar no ranking geral do Brasil como das cidades mais seguras para se viver das cidades com população de 200 a 500 mil habitantes.

Localizada na Região Turística Centro Paulista, apresenta potencial para o desenvolvimento da atividade turística com variados recursos naturais e histórico-culturais, passíveis de aproveitamento turístico; o fluxo mais expressivo de visitantes e turistas em Araraquara está relacionado diretamente com o Turismo de Negócios e Eventos, que atrai um público significativo em virtude da sua especificidade.
DADOS

Delimitação de área: Os seus limites são determinados através da malha viária existentes, rios e suas bacias hidrográficas que dividem as regiões, fazendo divisa com as seguintes cidades: São Carlos, Américo Brasiliense, Matão, Ibaté, Boa Esperança do Sul, Motuca, Santa Lúcia, Rincão e Gavião Peixoto.
Área total: 1.003.625 km²
Área urbana: 77.34 km²
Latitude Sul: 21° 47´ 37
Longitude Oeste: 48° 10´37
Localização e limites: Araraquara situa-se na região Central do Estado de São Paulo, a apenas 270 km da capital, constituindo-se em importante entroncamento rodoferroviária, distante somente 80 km do sistema hidroviário Tietê-Paraná.

Cidades Limítrofes: Tem como cidades limítrofes Dobrada, Motuca, Gavião Peixoto, Santa Lúcia, Américo Brasiliense, Ibaté, Ribeirão Bonito, Boa Esperança do Sul, Nova Europa e Matão.

Área do Município: A área total do município é de 1.003,625 km2. A vegetação original dominante foi o cerrado, com formações florestais e campos. Conhecida como "Morada do Sol" (do tupi "ara", que significa claridade, luz do dia e "quara", toca, buraco, morada), é considerada uma das cidades mais arborizadas do país, com 34,2 m2 de área verde por habitante. São cerca de 90 mil árvores que ornamentam as vias públicas e 113 praças na cidade. Araraquara localiza-se na região central do estado de São Paulo, a 21° 47’31” de latitude e 48°10'52'' de longitude WGR. Possui média de 646m acima do nível do mar, com máxima de 715m e mínima de 600m. Possui um clima tropical de altitude, caracterizado por duas estações bem definidas: um verão com temperaturas altas (média de 31º C) e pluviosidade elevada e um inverno de temperaturas amenas e pluviosidade reduzida.

Acessos / Distâncias:
Araraquara – São Paulo 270 km
Araraquara – Campinas 180 km
Araraquara – Ribeirão Preto 86 km
Araraquara – Bauru 130 km
Araraquara – Pederneiras 89 km
Araraquara – São José do Rio Preto 166 km
Araraquara – Rio de Janeiro 665 km
Araraquara – Belo Horizonte 859 km
Araraquara – Brasília 876 km
Araraquara – Santos 329 km
Araraquara – Curitiba 537 km
Araraquara – São Carlos 45 km

Geologia regional: Está situado numa área integrante do planalto Ocidental, planalto arenítico-basáltico, formado pelos derrames de lavas processadas durante o período trássico ou jurássico com camadas intercaladas de arenitos da era mesozóica. Como consequência da estrutura geológica, o relevo é levemente ondulado. A topografia se apresenta com características tabulares, pouco onduladas, aplainadas pelo trabalho da rede hidrográfica, comandada pelo Rio Mogi-Guaçu e cursos d’água da bacia do Rio Tietê.

Litologia (tipos de rochas e seus contatos): Rochas Basálticas.

Geomorfologia: A localização do Município de Araraquara, na parte elevada dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, em altitudes que chegam a superar os 750m, e resultando em formas de relevo mais aplainadas (onde há rochas sedimentares) ou mais onduladas e formando espigões alongados (onde está a rocha do basalto e o solo de terra roxa) é favorável ao desenvolvimento de uma rede hidrográfica muito numerosa.

Unidade Fisiográfica: Topografia ligeiramente ondulada. Os cursos d’água existentes no Município de Araraquara fazem parte de duas bacias hidrográficas – a do Rio Jacaré-Guaçu, a oeste (afluente do Rio Tietê), e a do Rio Mogi-Guaçu, a leste (afluente do Rio Pardo).

Solos: Podzolizado, Latosol Vermelho-Amarelo, Latosol Roxo e Rochas Basálticas
Clima: Clima tropical de altitude, com inverno ameno, sendo raro o fenômeno da geada.
Classificação climática: Tropical de Altitude
Temperaturas: Temperatura Média 31º
Vegetação: A vegetação primária do município era de floresta Latifoliada Tropical que apresentava diversas espécies como a peroba, o pau d’alho, a figueira branca, vegetação característica das áreas de solos Latosol Roxo. Também registra a presença do cerrado em grande parte do município.
População estimada (IBGE 2022): 242.228 pessoas

Hino de Araraquara 
(de Aparecida J. de Godoy Aguiar – Compositora)

https://legislacaodigital.com.br/Araraquara-SP/LeisOrdinarias/1866/Arquivos/1

Araraquara tu nasceste
de uma lenda e uma poesia
cresça tupi que além das serras
surgindo o sol ali morava o dia
tendo por bandeira a lenda
aqui chegou, Pedro José Neto
sonhando ergueu a sua tenda
sob teu céu, o seu primeiro teto
Araraquara ensolarada
o sol é o teu coração
as tuas tardes são douradas
és meu querido torrão
Araraquara terra amada
Aracoara da língua tupi
tu és morada é manhã nascendo
nome acalento que foi dado a ti
Amo, meu berço Natal
onde pizaram bravos bandeirantes
eu canto as maravilhas tuas,
legado eterno desses teus gigantes
Araraquara ensolarada
o sol é o teu coração
as tuas tardes são douradas
és meu querido torrão
Araraquara adorada
tu és morada e filha do sol
explendoroza é tua alvorada
e repousante o teu arrebol
Creio no teu bravo povo
no amanhã e na tua glória
teus jovens seguirão confiantes
novos gigantes desta tua história
Araraquara ensolarada
o sol é o teu coração
as tuas tardes são douradas
és meu querido torrão

Símbolos de Araraquara

image42

Lei nº 2.058 de 30 de maio de 1997
Dispõe sobre os símbolos do Município de Araraquara e dá outras providências.
https://legislacaodigital.com.br/Araraquara-SP/LeisOrdinarias/2058/Arquivos/1


Atualizado em junho/2025