Calendário de Eventos
Confira os principais eventos anuais em Araraquara.
JANEIRO & FEVEREIRO
O projeto Choro das Águas acontece todos os domingos das 16h às 20h na Praça do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE). É uma referência de cultura e lazer para a população, apresentando uma programação diversificada com feira de artesanato, shows musicais, prestigiando músicos da cidade, apresentações de teatro, recreação para crianças e orientações de saúde. Local: Praça do DAAE - Avenida Bento de Abreu s/nº, Fonte Luminosa. Público estimado: 2.000 pessoas/mês.
As feiras são organizadas por coletivos de Economia Criativa e fomentam o empreendedorismo e atividades econômicas diversas, gerando trabalho e renda para muitas pessoas e criando no município uma cultura de feiras criativas que tem sido um grande destaque. São realizadas em várias praças da cidade e em diversos dias de cada mês. A programação é gratuita. As atividades têm o apoio ou a realização da Prefeitura de Araraquara, por meio das Secretarias Municipais: Desenvolvimento Econômico/ Subsecretaria do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Cultura/ Fundart, Obras e Serviços Públicos, Esportes e Lazer, Comunicação e Administração.
Atividade realizada anualmente, envolvendo várias secretarias da administração municipal, além de parcerias com a sociedade civil organizada. O Carnaval de Araraquara tem retomado a tradição, assim como as grandes cidades e capital do estado, dos blocos de rua, envolvenxdo famílias e púbicos de diversas idades. Ainda, promove atração com Trio Elétrico e valoriza grupos locais, com atrações e matines descentralizada em várias regiões da cidade, abrangendo mCaior número de pessoas.
MARÇO
Além da comemoração que marca o Dia Internacional da Mulher, são realizadas atividades com o intuito de promover o diálogo sobre as conquistas e lutas diárias das mulheres e necessidade de políticas públicas que garantam direitos. Tudo isso por meio de palestras, rodas de conversa, encontros e atividades culturais envolvendo várias secretarias municipais e instituições parceiras
O Dia Mundial do Teatro foi iniciado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro ITI. É comemorado anualmente pela comunidade teatral internacional. Vários eventos de teatro nacionais e internacionais são organizados para marcar esta ocasião. Em Araraquara, O Dia Mundial do Teatro é comemorado através de atividades realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
ABRIL
CONTEÚDO
Espetáculo teatral que retrata a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, cujos atores são voluntários e fazem parte da comunidade, são mais de 250 pessoas envolvidas. A entrada no evento é um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados são distribuídos para as entidades filantrópicas da cidade.
Dia do Ferroviário: A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam a comemoração no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo. A festa homenageia os trabalhadores das estradas de ferro que ajudaram no desenvolvimento das cidades da região de Araraquara. A programação conta com o Museu Ferroviário aberto para visitação, além de uma programação cultural com feira de artes e artesanato, shows musicais e gastronomia. Toda a programação é gratuita.
É comemorada por meio de encontros, onde acontecem oficinas, palestras, rodas de conversas, exposições, atividades e outros eventos, visando o desenvolvimento da atividade no município.
A data faz parte da programação oficial do município e se desdobra em várias atividades gratuitas no Teatro Municipal e na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), em uma realização das secretarias municipais de Cultura e de Educação, por meio da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.
MAIO
Atividade em homenagem ao Dia do Trabalhador, 1° de maio, promovida pela Prefeitura Municipal, envolvendo várias secretarias, com a intenção de garantir lazer de qualidade e também reflexão sobre as lutas históricas dos trabalhadores. Uma ação em parceria com centrais sindicais homenageia trabalhadores que deixaram sua marca na história da cidade. A festa, tem início às 13 horas, na Praça “Scalamandré Sobrinho” (em frente à Arena da Fonte).
O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e pela Fundart e é promovido desde o ano 2000. A Semana do Sapateado celebra o Dia Internacional do Sapateado, que ocorre no dia 25 de maio. A programação gratuita apresenta espetáculo, workshop, aula aberta e sessão de cinema. Local: Teatro Municipal Prefeito “Clodoaldo Medina”, Avenida Bento de Abreu, s/nº.
Ameríndia e Feira Ameríndia: 20 e 21 de maio.
Demais eventos: Concurso Nacional de Contos; Festival de Teatro Infantil Ariovaldo dos Santos.
Atividade composta por programação que visa valorizar o patrimônio histórico do município, promovendo ações formativas e educativas, com palestras e visitas aos espaços relacionados ao patrimônio. A proposta atende ainda a necessidade promover e fomentar atrações que envolvam a população com a história da cidade de Araraquara, por meio dos acervos disponíveis nos museus municipais. Com uma programação inteiramente gratuita, a Semana é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do COMPPHARA, com apoio da Fundart, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara e Uniara com oficinas, palestras, conferências e bate-papos.
O Território da Arte uma das mais importantes mostras de Artes Visuais do interior paulista. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundart, o evento reúne exposições, oficinas, mesas de conversa e atividades educativas que destacam a produção artística contemporânea e revelam novos talentos. Um espaço de encontro, reflexão e celebração das artes visuais, reafirmando o compromisso da cidade com a cultura e a valorização dos artistas locais e regionais.
JUNHO
A semana apresenta espetáculos teatrais, cenas curtas e exposição fotográfica em diversos pontos da cidade. O Festival foi realizado pela primeira vez em 1989 e representou o ponto alto do Movimento Pró - Política Cultural de Araraquara, criando a A.P.A.U. de ARARA- Associação dos Produtores e Artistas Unidos de Araraquara em reação às políticas públicas vigentes diante das demandas dos artistas da cidade. A oficialização do movimento impulsionou o grupo para a criação da Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, em homenagem ao teatrólogo araraquarense.
A tradicional Festa Junina do Assentamento Bela Vista está aberta ao público e promete encantar com suas barraquinhas repletas de delícias como kafta, mandioca frita, milho verde, quentão, entre outras iguarias típicas. O evento é gratuito e tem a tradicional distribuição de 120 quilos de doces de abóbora e mamão, preparados com carinho pela Associação das Mulheres Camponesas (AMCA). A programação inclui ainda apresentações musicais, dança de quadrilha, fogueira e muita comida típica para celebrar essa festa tão querida.
JULHO
O evento é organizado desde 1997 pelo grupo Os Intocáveis, formado por aficionados por veículos antigos. Programa garantido para os fanáticos por “velharias”, o evento reúne, aproximadamente, 250 veículos entre lambretas, caminhonetes, além de um espaço especial para os requisitados Riley e o Cadillac. A programação também conta com atrações musicais, área de alimentação, brinquedos para as crianças, com destaque para o esperado Mercado de Pulgas, uma feira de vendas de peças antigas.
A Festa Baile do Carmo surgiu da festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, ainda no ano de 1887, como uma manifestação de resistência da comunidade negra da cidade ao preconceito e à discriminação. Já naquela época a festa fazia parte de uma luta pela igualdade racial, e hoje não é diferente. O evento recebe pessoas de todo o Brasil, que comemoram o título de o mais antigo evento da Comunidade Negra do Brasil sendo considerado como patrimônio cultural do povo brasileiro.
O Araraquara Rock, realizado durante quatro dias, todo mês de julho, quando é celebrado o Dia Nacional do Rock, é um dos principais festivais de música do país voltados ao cenário independente, além de ser ferramenta fundamental de difusão cultural na cidade. Promovido pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e FUNDART - Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara em parceria com o SESC Araraquara, o evento traz shows e atividades complementares que valorizam a cena de Rock e Metal que acontece fora do circuito comercial e é realizado no Teatro de Arena. Local: Teatro de Arena. Público estimado: 10.000 pessoas.
O evento é realizado na sede da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Araraquara em alusão a uma lenda sobre a história de amor de um casal que morava separado pela Via Láctea e se encontrava apenas uma vez ao ano, e divulga a cultura nipônica através da dança e da culinária. Cerca de 50 pessoas atuam na cozinha somente na preparação do tradicional yakisoba. A programação traz ainda apresentações de música, danças e grupos de taikô - instrumentos japoneses de percussão. Os tradicionais bilhetes, o Tanzaku, onde as pessoas fazem seus pedidos e os prendem em bambus no dia do Tanabata. Os papéis, tradicionalmente, possuem as seguintes cores: branco (paz); amarelo (dinheiro), verde (esperança), vermelho (paixão), rosa (amor), azul (proteção dos céus). Os bilhetes com os pedidos são queimados no final da festa para que os desejos cheguem ao céu.
AGOSTO
As festividades de aniversário de Araraquara é sempre um período vibrante na cidade, com muita alegria e celebração. As comemorações costumam envolver uma programação bem diversificada, buscando agradar a todos os gostos e idades. A Prefeitura e outras entidades organizam uma série de eventos que se estendem por vários dias, culminando no dia do aniversário da cidade. As festividades também costumam incluir atividades culturais, como apresentações de dança, teatro, exposições de arte e feiras de artesanato, valorizando os talentos da região. Para as famílias, há sempre opções de lazer com atividades recreativas e espaços gastronômicos com diversas opções de comidas e bebidas.
Mergulhada na história e pulsante de cultura, Araraquara celebra anualmente seu aniversário com um evento que transcende a festividade: o tradicional desfile cívico. Organizado com esmero pela Secretaria Municipal da Educação, o desfile vai muito além de uma mera exibição de alegorias e fantasias. Ele pulsa com temas social e culturalmente relevantes, refletindo a identidade da Morada do Sol, sua profunda valorização e o compromisso em compartilhar narrativas que ecoam através do tempo e ultrapassam fronteiras. Não à toa, essa manifestação grandiosa é uma das mais aguardadas pela população, atraindo um público expressivo à avenida, ávido por vivenciar esse espetáculo de cores e histórias. Com a participação vibrante de mais de aproximadamento 4 mil pessoas, o desfile congrega os estudantes de toda a Rede Municipal de Ensino. A essa energia juvenil, somam-se a representatividade de programas municipais, instituições sociais e educacionais, a disciplina dos clubes de escotismo, o charme nostálgico dos colecionadores de carros antigos, a solenidade da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal, a tradição da cavalgada, a voz ativa de coletivos e entidades araraquarenses, e o ritmo contagiante das bandas marciais locais, como a “Chiquinha Gonzaga”, e de cidades vizinhas, em uma celebração que une e emociona a todos.
A primeira edição da Seresta A Caminho do Sol aconteceu em 1976, utilizando-se um coreto móvel na Praça Pedro de Toledo. Depois, o coreto ia para os bairros da cidade, levando música e artistas renomados na época. Por isso ganhou o nome “A Caminho do Sol”. Já tradicional na cidade, a Seresta ganhou um palco fixo, com a inauguração do coreto na Praça Pedro de Toledo, em 1982. Em sua inauguração, compareceu o cantor e seresteiro Carlos Galhardo, que afirmou que Araraquara era a capital mundial da seresta. Até 1996, as edições do evento só aconteciam na Praça Pedro de Toledo. Até que, em 1997, o local foi interditado para reformas, sendo transferido o evento para a Praça do São Geraldo e posteriormente para o Centro de Eventos de Araraquara Prefeito “Waldemar De Santi".
O Encontro de Tambores "Ecos de Ngoma" visa a valorização das culturas negras, das religiões de matriz africana e ameríndia, e de todas as comunidades que, de alguma forma, celebram sua existência, sua identidade e sua ancestralidade através dos tambores.
SETEMBRO |
|
Festival Internacional de Dança Festival de reconhecimento nacional e trouxe à cidade grupos de dança de renome nacional e internacional, com apresentações, oficinas, workshops e palestras. A proposta visa proporcionar a reflexão sobre a diversidade da dança no mundo contemporâneo: entendimentos do corpo, conceitos, diálogos e intercâmbios entre as diferentes fronteiras artísticas da dança. Local: Teatro Municipal Prefeito “Clodoaldo Medina”, Rua Bento de Abreu, s/nº. Público estimado: 1.000 pessoas. |
|
OUTUBRO |
|
Cavalgada da Fé Comemorado no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, como demonstração de devoção, um grupo de cavaleiros se reúne para a Cavalgada da Fé em louvor a Santa, reconhecida como protetora dos cavaleiros. O evento conta com mais de 800 cavaleiros de Araraquara e região, que se reúnem. A imagem da padroeira vai à frente da comitiva, em um carro aberto, com a romaria seguindo até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Xavier, na chegada do cortejo, o padre faz a bênção dos cavaleiros, que seguem para a outra etapa da cavalgada, no Parque do Pinheirinho, focada na solidariedade. É um momento de fé, as pessoas podem acompanhar de moto, carro, ou até mesmo a pé, pois a comitiva faz o percurso sem pressa. Local: Saída Praça Scalamandré Sobrinho, s/nº, em frente ao Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros, Arena da Fonte, até o Parque Pinheirinho, Avenida Vaz Filho. Público estimado: 3.000 pessoas. |
|
FLISOL - Festa Literária de Araraquara A FliSol é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. A FLISOL é um evento literário que promove a oportunidade para que os escritores e amantes da literatura se reúnam, compartilhem e promovam suas obras. Além do patrono da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão, contista, romancista, jornalista brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letra, também são homenageados o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e Zé Celso Martinez Corrêa, o patrono da Cultura de Araraquara. Vale destacar que todas as atividades da FliSol são gratuitas. |
|
|
|
NOVEMBRO |
|
Dia da Consciência Negra O Dia da Consciência Negra marca a luta contra o preconceito racial e contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Muito mais que isso, a data enfatiza o respeito das pessoas e busca conscientizar sobre a importância da contribuição dos negros e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. O evento está inserido no calendário oficial do município, através de Lei Municipal n° 6633, de 28 de setembro de 2007 e tradicionalmente é dedicada, bem como a sua inserção, à sociedade brasileira. |
Atividade voltada para a linguagem audiovisual, que fomenta a produção de artistas locais e intercâmbio com artistas de outras cidades. Homenageia o artista Wallace Leal Valentin Rodrigues, que dirigiu o filme Santo Antônio e a Vaca, trabalho pioneiro na cidade. Os artistas da cidade, juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, realizam anualmente a Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues – um dos nomes mais importantes da história do teatro de Araraquara. O resultado visa desenvolver, fomentar, impulsionar o exercício das artes cênicas de grupos locais, colocando em discussão a produção teatral. Ator, diretor de teatro e cinema, escritor, jornalista, produtor e roteirista, Wallace Leal faleceu em 1988. Para homenagear sua produção, concentrada nas décadas de 50 e 60.
DEZEMBRO
Ação realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com o intuito de garantir atividades culturais e de lazer para a população, promovendo espetáculos selecionados via edital, que circulam por todas as regiões da cidade, com temas natalinos.
Foi criada com o objetivo de incentivar as crianças de 06 a 15 anos a praticarem esporte. Com entrega de medalhas para os participantes a atividade tem acompanhamento de monitores que orientam as crianças na prevenção de acidentes, em procedimentos de aquecimento, alongamento e concentração. A corrida é realizada na Pista de Atletismo Domingos Sávio.
Firmou-se como tradição em Araraquara durante o decênio de 1980, mais exatamente dia 31 de dezembro de 1979, a realização de “CORRIDA DE SANTO ONOFRE”, promovida pelo Bar do Zinho, localizado na Rua Gonçalves Dias, esquina com Avenida Cristovão Colombo, região central da cidade, nas proximidades do Parque Infantil “Leonor Mendes de Barros”. O fato ocorreu na véspera da passagem de ano, quando o Daniel Marques Rodrigues, o Zinho fez uma aposta com Adail Pinto Mendes. Osvaldo Peixoto, o Bahia e Dano de Lima, o Dano, de quem chegava primeiro em uma corrida em volta do quarteirão do bar. Com o passar do tempo, o evento foi tomando outra perspectiva, passando a ser uma prova de rua competitiva, com premiações para os participantes. A largada e a chegada acontece na Praça Scalamandré Sobrinho.
Atualizado em Maio/2025