Primeira edição do Bairros Vivos, na Gurilândia, atendeu centenas de pessoas
Centenas de pessoas da região do Gurilândia participaram no último dia 12 da primeira edição do projeto Bairros Vivos, uma iniciativa da Prefeitura de Taubaté que teve como objetivo descentralizar os serviços realizados pelas Secretarias Municipais e levá-los para mais perto da população.

Centenas de pessoas da região do Gurilândia participaram no último dia 12 da primeira edição do projeto Bairros Vivos, uma iniciativa da Prefeitura de Taubaté que teve como objetivo descentralizar os serviços realizados pelas Secretarias Municipais e levá-los para mais perto da população.
A praça localizada na rua Pedrinho foi o espaço escolhido para a realização de todas as atividades, com o intuito de ampliar o acesso aos serviços essenciais, fomentar a cidadania e promover atividades de inclusão e desenvolvimento local.
BALANÇO DA AÇÃO
As pessoas que compareceram na praça, entre 9h e 13h, puderam acessar diversos serviços, como vacinação contra a gripe, ações da Escola do Trabalho, atividades de recreação e lazer, microchipagem, doação de mudas, atendimentos do Cadastro Único, além de orientações e informações acerca de assuntos variados.
Na ocasião, a Secretaria de Saúde imunizou 72 pessoas contra a gripe. Já a Escola do Trabalho realizou 92 atendimentos de beleza, entre esmaltação e penteados, e 14 inscrições para cursos.
Os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social contabilizaram 105 atendimentos, entre orientações, inscrições e atualizações do Cadastro Único, além de oferecer degustação de pães produzidos artesanalmente nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social).
As atividades desenvolvidas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida movimentaram o evento e contaram com mais de 1065 participações, entre participantes diretos e indiretos nas diversas ações realizadas durante o evento, como avaliações físicas, futebol de campo, atividades de lazer, entre outras diversas iniciativas.
A Secretaria de Mobilidade levou muita diversão por meio das atividades educativas da Escola Pública de Trânsito. 42 crianças participaram das ações e percorreram um mini circuito de trânsito em bicicletas e mini-carros elétricos, além de receber orientações sobre mobilidade urbana e segurança viária.
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal marcou presença no “Bairros Vivos” e realizou a microchipagem de 15 cães e a doação de 233 mudas. Durante a ação um cachorro foi adotado.
O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté também esteve presente e movimentou a praça com os projetos “Troca Verde” e “Armário Solidário”. Apenas no sábado foram 139 kg de resíduos recicláveis trocados por alimentos perecíveis e não perecíveis, além da doação de 512 peças de roupas, 38 calçados e 70 cobertores.
A primeira edição do projeto contou ainda com a atuação das Secretarias de Cultura e Economia Criativa que levou a van literária e a exposição de trabalhos artísticos; da Educação com a contação de histórias; da Secretaria de Planejamento que levou muita informação e orientação sobre processos de aprovação de projetos arquitetônicos, regularização de imóveis e a prorrogação da lei de legalização para construções existentes; e da Segurança Pública com orientações sobre estiagem e sobre os projetos Guardiã Maria da Penha e Guardião Azul.
Profissionais da Secretaria da Fazenda também marcaram presença com a disponibilização de alguns serviços, como a emissão de extratos de débitos municipais e orientação sobre regularização fiscal.
A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo levou até o bairro as vagas de emprego do PAT e a sala do empreendedor; a Secretaria de Serviços Públicos realizou orientações relacionadas à Fiscalização de Posturas; e a Ouvidoria Geral do município fez escuta ativa da população.
AÇÕES DE ZELADORIA
É importante destacar que as Secretarias de Obras, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e de Esportes executaram diversas ações no local a fim de preparar o espaço para receber todas as atividades previstas.
Nos dias que antecederam o evento foram desenvolvidos importantes serviços como reparos no alambrado e revitalização da quadra poliesportiva; manutenção e revitalização do playground; instalação de lixeiras e mesas de concreto; manutenção corretiva e preventiva da instalação elétrica do local; revitalização da sinalização viária; pinturas de guias, bancos e arquibancadas; podas de árvores; capina e roçagem; entre outras ações.
Todos os serviços realizados reforçam o objetivo do projeto que, além de aproximar a população dos serviços ofertados pelas secretarias municipais, busca transformar os espaços públicos, deixando uma área renovada e revitalizada após o evento.
As melhorias desenvolvidas demonstram o empenho da Administração Municipal em deixar a área mais agradável e assim contribuir para a qualidade de vida dos moradores, além de estimular a utilização do espaço pelas famílias e promover a interação social.