Segmentos Turísticos

Atraindo turistas e empresários para o município, este segmento movimenta uma grande quantidade de recursos financeiros que geram emprego e renda para a população em geral. O principal local de realização de eventos no município é no Distrito REVEE - palco de realização de grandes e diversos tipos de eventos. No Distrito REVEE estão localizados: o Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, construído em uma área de 3.000 m², conta com auditório com capacidade para 950 pessoas, três salas modulares integradas com capacidade para 100 pessoas cada, foyer para 503 pessoas e amplo estacionamento; o Pavilhão de Feiras e Exposições, a Arena Fonte Luminosa, o Ginásio Poliesportivo e a Esplanada de Eventos. Mais informações: https://distritorevee.com.br/
As Festividades do Aniversário da Cidade é o evento mais importante do calendário oficial, tornou-se um evento marcante na cidade e toda a região. É realizado em agosto, com shows, exposições e grande oferta na área de alimentação & bebidas, atraindo um público expressivo e fomentando a economia local. Araraquara oferece ótimas opções de lazer e entretenimento e conta com restaurantes de gastronomia variada e a taxa de ocupação diária dos meios de hospedagem é de aproximadamente 85%.

Araraquara é privilegiada por suas riquezas históricas e culturais conhecidas no país, tais como as histórias das Pegadas de Dinossauros, o berço do livro Macunaíma de Mário de Andrade, O Linchamento dos Britos e outras que mexem com a imaginação dos turistas que visitam seus museus.
A cidade possui diversificados museus na região central: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – Mapa, Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, Museu da Imagem e do Som – MIS, Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara Museu Espaço do Boneco, Museu a Céu Aberto. Seus espaços culturais oferecem aos munícipes e turistas uma ampla agenda de exposições e apresentações diversificadas, agradando a todos os gostos e idades.
CONTEÚDO

O turismo religioso é responsável por trazer para a cidade dezenas de devotos que visitam os locais para agradecer uma graça, fazer pedidos, fortalecer a fé. O Santuário de Schoenstatt e as visitas aos túmulos do Menino de Araraquara e Nelsinho Santana no Cemitério São Bento são exemplos disso. A Basílica São Bento, um dos mais belos cartões postais da cidade, é o berço de Araraquara e foi testemunha do linchamento dos Britos, um dos episódios mais tristes de Araraquara. Além disso, aguça o imaginário dos moradores e de seus visitantes com a lenda da serpente que habita o seu subterrâneo. A arquitetura dos templos religiosos é algo a mais aos olhos dos devotos e turistas.

Os Assentamentos Bela Vista do Chibarro, Monte Alegre, Horto de Bueno de Andrada e o Distrito de Bueno de Andrada voltaram-se para o turismo rural e a cada ano este segmento se desenvolve mais, fazendo com que os produtores rurais resgatem e compartilhem de sua cultura e valorizem suas atividades no campo. Destaques para: o Circuito do Sabor no Assentamento Monte Alegre, que contempla propriedades voltadas para a venda de produtos artesanais e alimentícios – Padoka e Rota dos Ciclistas - além da vivência no meio rural. E para a Tradicional Festa Junina do Assentamento Bela Vista do Chibarro, que atrai diversos visitantes e valoriza a cultura local e a comunidade.

Bulevar dos Oitis – imagem da Divisão do Turismo
Lago Ornamental (Parque do Basalto) – imagem de Prefeitura de Araraquara
Dotada de uma beleza natural, Araraquara e região tem diversas cachoeiras, a maioria delas em áreas particulares e algumas em locais abertos à visitação para contemplação.O Bulevar dos Oitis, o Parque do Botânico, o Parque Natural Municipal do Basalto e suas praças, são alguns dos diferenciais que fazem a cidade se destacar entre outras cidades brasileiras por conta da área verde, que em dias de muito calor, são ótimas opções para frequentar e aproveitar da temperatura mais baixa e das sombras.

Parque Pinheirinho – imagem de Prefeitura de Araraquara
O atrativo principal desse segmento é o Parque Pinheirinho “Otaviano de Arruda Campos”. Foi inaugurado em 22 de agosto de 1975 e ocupa uma área verde de 2.091 m². A represa destinada ao lazer tem uma área de, aproximadamente, 23.000m².

Araraquara possui em sua região inúmeras estradas de terra batida, excelentes para competições de ciclismo e enduro. No Parque Pinheirinho está localizado o Circuito de Rodas e o Centro de Treinamento “Olegário Tolói de Oliveira (Dudu)”. O traçado do kartódromo é caracterizado como uma pista de alta velocidade e conta também com uma pista de bicicross e autocross.