Bienal de Gravura realiza Oficina de Ex Libris nesta quarta-feira (10)
Atividade gratuita será realizada no Teatro Municipal”; interessados devem se inscrever 30 minutos antes do início
“Ex Libris” é um termo pouco conhecido do senso comum, porém na Artes Plásticas, é uma expressão em latim que significa "dos livros de" e refere-se a uma pequena ilustração ou selo artístico, geralmente colado no verso da capa de um livro, que indica a quem ele pertence. Esta é a proposta da oficina artística que será realizada nesta nas próximas quartas-feiras (10 e 17) no Teatro Municipal na programação da VI Bienal Internacional de Gravura de Araraquara Lívio Abramo.
Ministrada pelo artista e curador da Bienal de Gravura, Vitor Pedroso, a oficina de “Ex Libris” propõe a criação de uma “etiqueta de propriedade personalizada”, muito usada por colecionadores, bibliotecas ou amantes de livros.
A etiqueta pode conter o nome do dono, iniciais e desenhos simbólicos, e costuma ser uma área de expressão gráfica rica, com técnicas como xilogravura, litografia ou gravura em metal. No meio artístico, criar ex libris é considerado uma forma refinada de arte gráfica.
A Oficina de “Ex-Libris” será ministrada para maiores de 14 anos, com 2 turmas por dia (das 9h às 12h, e das 14h às 17h), com 15 aprendizes por turma.
Vale lembrar que a VI Bienal Internacional de Gravura de Araraquara Lívio Abramo segue até 18 de dezembro, com o tema “(Re)Encontros da Gravura: Abrindo Caminhos para o Agora” e com oficinas artísticas como destaques na programação gratuita realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
A programação de oficinas segue até o dia 17 de dezembro. Também são oferecidas oficinas como a de “Isogravura”, conduzida pelos educadores da Bienal, que ensina a utilizar isopor como matriz de gravação; e a de “Zine”, com ilustração de carimbos.
Para se inscrever, os interessados devem se inscrever por meio de senhas que serão distribuídas 30 minutos antes do início das oficinas. Todas as atividades serão realizadas na lateral do saguão do Teatro Municipal de Araraquara.
Mais oficinas - A Oficina de Isogravura ensina a técnica de impressão usando placas de isopor como matriz, inspirada na xilogravura tradicional. A oficina é destinada a maiores de 6 anos e será realizada com 2 turmas por dia (12 e 15 de dezembro), das 10h às 12h e das 14h às 16h, até 15 aprendizes por turma.
A Oficina de Zine será nos dias 09, 11 e 16 de dezembro. Também para maiores de 6 anos, das 10h às 12h e das 14h às 16h, até 15 aprendizes por turma. A atividade, em homenagem ao legado multifacetado de Fayga Ostrower, abordará ilustração de zines com carimbos, inspirada em seu trabalho como ilustradora, especialmente nas xilogravuras criadas para “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo.
Mostra – Vale destacar que até o dia 18 de dezembro, o Teatro Municipal também recebe a mostra da Bienal Internacional de Gravura, reunindo obras de artistas do Brasil e de outros países e reafirmando o compromisso da cidade com a valorização das artes visuais e da produção gráfica contemporânea.
Obras de Lívio Abramo, patrono da Bienal, são destaques nesta edição que presta homenagem à gravurista e arte-educadora Fayga Ostrower, uma das figuras mais influentes da gravura moderna no país. Também participam da ostra os artistas convidados Christophe Spoto, Fabi Lorenzeti e Pedro Lorenzetti.
Ao todo, a Bienal reúne 330 obras de artistas brasileiros e de diversos países, todas pertencentes ao acervo do Escambo Gráfico, responsável pela curadoria e produção, assinadas por Vítor Pedroso e Ludmila Siviero.
O Teatro Municipal de Araraquara está localizado na Av. Bento de Abreu, s/n°, entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita, na Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera.
SERVIÇO:
Oficina Ex-Libris”, com Vitor Pedroso (Bienal Internacional de Gravura de Araraquara)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° - entre as Avs. Dr. Gastão Vidigal e Circular Mário Hyroio Arita - Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Data: quarta-feira (10 e 17 de dezembro)
Horário: das 9h e 14h
- Inscrições: por meio de senhas distribuídas 30 minutos antes do início das oficinas
Programação gratuita